quarta-feira, 24 de abril de 2013

A festa do cinema brasileiro, fora do Brasil

Você sabe o que é o Festin e qual o objetivo deste?

Ou melhor, você sabia que o Brasil está despontando em produções cinematográficas anualmente e consagrando nomes de artistas brasileiros também fora do Brasil?

Com o objetivo de criar vínculos e apreciar a cultura de países da mesma língua, o Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa (Festin) valoriza, divulga e apóia iniciativas dos cineastas e das artes fílmicas.

Na 4ª edição, realizada em abril deste ano, em Lisboa (Portugal), o Brasil teve destaque, trazendo para a terra tupiniquim seis prêmios e duas menções. Algo bem representativo, o que mostra a grande potência dos filmes brasileiros.

O primeiro longa metragem de ficção do francês Bernard Attal, radicado no Brasil, "A coleção invisível" venceu a competição na sua categoria, pelo júri do evento. E para o público, o melhor longa metragem foi "Colegas", de Marcelo Galvão, o qual ainda foi mencionado de forma honrosa pelo júri. Já na categoria curtas metragens os jurados escolheram "Cowboy", de Tarcísio Lara Puiati e o prêmio concedido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi para o longa metragem da dupla Coraci Ruiz e Júlio Matos, com a produção "Cartas para Angola".

E a honraria conquistada pelos brasileiros não para por aqui. Além de dar um show, nossos conterrâneos adquiriram grandes prêmios na categoria melhores atores. Leandra Leal conquistou o prêmio em sua atuação no filme "Bonitinha, mas ordinária", de Moacyr Góes, e Lázaro Ramos cravou a primeira colocação em sua atuação em uma coprodução entre Angola, Brasil e Portugal, no filme "O Grande Kilapy". E o ícone da televisão brasileira, Fernanda Montenegro recebeu uma menção por sua interpretação em "A Dama do Estácio", um curta metragem de Eduardo Ades.
Abaixo saiba mais sobre os filmes:

Sinopse: A família de Beto (Wladimir Britcha) é dona de uma tradicional loja de antiguidades em que está passando por uma crise financeira. Para tentar solucionar este problema ele se lança numa viagem até a cidade de Itajuípe, interior da Bahia, atrás de uma coleção raríssima de gravuras. Lá ele conhece o colecionador Samir e sua família, que passam por um momento difícil. Esse encontro fará com que ele mude sua maneira de enxergar o mundo.
A data prevista de estreia nas telas brasileiras é em setembro deste ano.


Sinopse: Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam um carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai se revelar repleta de momentos inesquecíveis.
O filme foi lançado em março deste ano.

Sinopse: O curta se encaixa no gênero documentário. É uma produção de 10 minutos que aborda a vida de cowboy.

Sinopse: Este documentário segue as trocas de cartas e mensagens entre os países de língua portuguesa: Brasil, Angola e Portugal. Em cada história, as pessoas revelam mais de suas culturas, falam dos amores, dos preconceitos, da arte, da poesia e tentam esboçar uma noção de identidades humana e nacional.
O filme lançado no ano passado já se encontra em DVD.

Sinopse: Edgard (João Miguel) trabalha como subalterno na empresa do milionário Werneck (Gracindo Junior) e é apaixonado por Ritinha (Leandra Leal), uma mulher simples que trabalha como professora para sustentar a mãe e suas três irmãs. Um dia Peixoto (Léo Góes), genro e funcionário de Werneck, lhe faz uma proposta para que se case com Maria Cecília (Letícia Colin), filha do patrão. O motivo é que Maria Cecília foi currada e agora precisa de um noivo, mesmo que seja comprado. Edgard hesita, mas aceita a proposta. A partir de então ele se depara com uma grande dúvida: deve depositar o cheque e se casar com Maria Cecília ou ficar com Ritinha, seu grande amor?
O filme ainda não foi lançado nos cinemas.

Sinopse: Joãozinho (Lázaro Ramos) é um jovem angolano, descendente de uma rica família do período colonial. Este rapaz mestiço quer apenas viver a vida, saindo com mulheres, se divertindo com os amigos e gastando o seu dinheiro. Embora seja alto executivo do Banco Nacional Angolano, ele desvia os fundos da própria instituição onde trabalha, distribuindo dinheiro aos colegas, militantes pela libertação de Angola. Joãozinho vai  preso, mas quando sai da prisão é acolhido pela sociedade como um herói local.
A estreia nas telinhas está prevista para esse ano.

Sinopse: O curta é do gênero ficção, em que uma prostituta acorda obcecada com a ideia que vai morrer e precisa de um caixão. Tem duração de 22 minutos.

As sinopses foram retiradas de sites de cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário