quarta-feira, 3 de abril de 2013

Brasil: um país de lutas e marcantes personagens


Mais uma produção brasileira valoriza 
o movimento que marcou o País
Uma pergunta utópica, mas que se passa em nossas cabeças por diversas vezes: se tivesse nascido na época da ditadura, da repressão, das lutas embasadas em movimentos sociais, teria feito parte dos manifestantes gravando seu nome na historia do país? O músico Jorge Mautner é um exemplo de quem conseguiu fazer história, e ganhou um documentário que retrata a vida do tropicalista.

Você sabe quem é Jorge Mautner?

Baseado em um dos personagens do movimento tropicalista, o documentário Jorge Mautner - O filho do Holocausto conta a história desse poeta, escritor, músico e compositor. O filme, que estreou no dia 1º de fevereiro nos cinemas brasileiros, é dirigido por Pedro Bial e Heitor D'Alincourt.

Com uma história marcante, não foi preciso de muitos recursos para transformar a vida de Mautner em algo interessante a ponto de se concretizar a produção de um documentário. Filho de pai judeu e mãe iugoslava católica, fugitivos do nazismo, Jorge Mautner nasceu no Rio de Janeiro em 1941. Consagrado como poeta aos 21 anos e membro do Partido Comunista Brasileiro, foi um refugiado político nos EUA e depois na Inglaterra, onde se tornou amigo dos tropicalistas Caetano Veloso e Gilberto Gil. 
Sem utilizar o recurso de dublê, o próprio 
Jorge Mautner toca nas cenas do documentário


Jorge Mautner é prova de que talentos são descobertos e lapidados, pois a música, que hoje tem grante importância na biografia do carioca, se fez presente somente quando sua mãe se separou do pai e casou novamente, com o violinista Henri Muller, o qual ensinou Mautner a tocar violino.

Com histórias divertidas e improváveis, o filme apresenta Mautner como um personagem leve, otimista e acima de tudo bem humorado, que merece ser lembrado como um dos "gurus undergroud do movimento tropicalista.

Outros documentários retratam o movimento


O movimento que tanto falamos aqui, tem importância geral para o país, sendo então retratado em diversos vieses mostrando aos mais novos as lutas envolvidas no movimento e fazendo com que os mais velhos revivam esse período tão importante para o desenvolvimento do Brasil.



Para isso, o tropicalismo vem sendo retratado em uma série de documentários, que incluem "Fabricando Tom Zé", "Uma Noite em 67", "Tropicália", "Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now".

Você não acha que vale a pena prestigiar quem ajudou a construir sua história?
Veja o trailer do filme Jorge Mautner - O filho do Holocausto: 



Até a próxima semana!



Um comentário: