quinta-feira, 13 de junho de 2013

Somente nestes dois primeiros trimestres de 2013, foram lançados mais filmes produzidos no Brasil do que em todo o ano de 2003

Entre os anos de 2002 e 2012 o Brasil lançava cerca de 71 filmes por ano, em 2013 esse número aumentou 30%, o que representa uma quantia significativa para o setor. Pelo menos 100 filmes serão lançados até o final deste ano, segundo a ANCINE (Agência Nacional do Cinema).

Em anos anteriores, os Blockbusters (aqueles "arrasa quarteirão" sabe? cheio de efeitos especiais, produzidos para agradar qualquer público) internacionais e a limitação dos recursos de produção impediram que houvesse uma maior exibição de filmes nacionais. Mas este ano tudo mudou, até agora, 45 filmes com produção ou coprodução brasileira foram lançados, e até metade do ano, a previsão é que exatamente 55 filmes tenham passado pelas telonas. Isto significa que nestes dois primeiros trimestres de 2013 foram lançados mais longas do que em todo o ano de 2003, no qual apenas 30 filmes chegaram aos cinemas. 

Manoel Rangel, diretor presidente da ANCINE, declarou ao site O Globo que devem chegar aos 100 longas-metragens porque amadureceram. "Temos uma produção diversificada e mecanismos para incentivar essa produção". 

Filmes que chegam as telinhas em 2013

O principal motivo para o aumento das produções brasileira é o Fundo Setorial Audiovisual (FSA). o FSA é um programa do governo que investiu mais de R$200 milhões na produção e distribuição dos filmes brasileiros. 

Paulo Sérgio Almeida, diretor do portal de análise de marcado Filme B, em entrevista para o portal O Globo disse que a tendência é que tenham um ano de boas bilheterias para o cinema nacional. Pela primeira vez, desde o sucesso das pornochanchadas, o cinema brasileiro está com uma perspectiva de sucesso, mesmo que a longo prazo.

Outro dado interessante é que o investimento era grande em filmes de comédia, mas em maio deste ano, com a repercussão dos filmes baseados na banda Legião Urbana, os produtores brasileiros perceberam que este sucesso pode ser estendido para outros gêneros. Somos tão jovens foi visto mais de 1,7 milhão de pessoas nas seis semanas que esteve em cartaz, e Faroeste Caboclo que está em cartaz há três semanas já levou mais de 1 milhão de espectadores às salas de cinema. 

Orgulho do cinema brasileiro né? 
Confira a lista das promessas deste ano!

Mato sem cachorro (comédia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário