quinta-feira, 6 de junho de 2013

Período de censura: Regime Militar nas telonas brasileiras


Evento aborda o cinema brasileiro nos primeiros anos do Regime Militar
Olá tropicalistas! 
Hoje vamos tratar de um evento que irá enfocar um período importante e que marcou a história do Brasil.
O período citado é nada mais, nada menos que o Regime Militar, o qual será abordado no CINEOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto que chega a oitava edição, e acontece entre os dias 12 e 17 de junho, trazendo na programação a história com o tema “1964-1969: O Cinema Brasileiro entre o Golpe e o AI-5”, antecipando as reflexões sobre os 50 anos do Golpe de 64.

Os brasileiros poderão ver na tela do Cine Vila Rica, produções feitas durante os primeiros anos do Regime Militar. 
A "Mostra Histórica" exibirá seis filmes emblemáticos deste período, com clássicos do cinema brasileiro e filmes da mais rara circulação, que tiveram, de alguma forma, problemas com a censura. São eles: Terra em Transe, de Glauber Rocha (1967); à Trilogia do Terror, de Ozualdo Candeias, Luiz Sérgio Person e José Mojica Marins(1968) ; Dos Retratos Femininos, de Francisco Ramalho Jr – Anuska, Mulher Manequim (1968); Bebel: Garota Propaganda (1968) de Maurice Capovilla; El Justiceiro(1968), de Nelson Pereira dos Santos e o filme do homenageado deste evento, Brasil Ano 2000 (1968), do diretor Walter Lima Jr.
Além da programação de filmes, a Mostra reúne oficinas sobre produção audiovisual e palestras com profissionais


Além da temática histórica, a Mostra também apresentará temas como preservação, no qual a discussão gira em torno da Temática “Tempo de Compartilhamento”, apresentando as transformações culturais no século XXI, em que o audiovisual assume papel central. E outra temática que é muito discutida, a educação.  Esta, apresentará diversas experiências criativas do cinema na formação e produção audiovisual com cineastas, professores e estudantes.  
Vale salientar que a Mostra é o único evento do Brasil a dar destaque à preservação, história e a educação em um único espaço, além do que, toda a programação é oferecida gratuitamente ao público.


Infelizmente, o evento não acontece em Curitiba, mas quem não puder se deslocar à Ouro Preto, pode acompanhar mais informações e novidades pelo site www.cineop.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário