quarta-feira, 11 de setembro de 2013

VIIIIVA: Pão e Cinema - 45 anos de Tropicália!

Boa noite gente!
O dia 11 de setembro é realmente "badalado"; lembranças triste do ataque à Torre Gêmeas, período conturbado no Chile e... alegria para nós, afinal é aniversário do  movimento tropicalista!

Há 45 anos na boate Dancing Avenida, que funcionava perto da Caixa Cultural, na Avenida Almirante Barroso, no Rio de Janeiro, era lançado um dos CD's mais polêmicos e marcantes da música brasileira, o "Tropicália ou Panis et Circencis". Este CD reunia interpretações dos grandes nomes da Tropicália, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Nara Leão, Tom Zé e os Mutantes. 

Como já mostramos à você, os Tropicalistas não eram só cantores, mas também compositores e atores. Tanto que Gilberto Gil e Caetano Veloso, antes do lançamento deste CD e criação do movimento, já escreviam para produções cinematográficas e também atuavam em filmes e documentários. 

Para comemorar os 45 anos do movimento dentro do cinema, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro realiza entre os dias 10 e 15 de setembro, a Mostra Pão e Cinema - 45 anos de Tropicália. O evento reúne 26 curtas e longas metragens entre filmes de ficção e documentário. 

A mostra conta também com pré-estreias dos filmes: 

Quatro Elementos em Si ou O Guru Selvagem, de André Martinez - São Paulo - Pirenópolis - Rio de Janeiro. Uma viagem emocionante e criadora com o tropicalista Jorge Mautner e seu parceiro musical Nelson Jacobina - da cidade grande ao interior e de volta à cidade grande. A viagem, no entanto, não é tão simples quanto parece. O interior é um mergulho na alma brasileira, e o Brasil é o mundo todo. Complexo, não? Este é o Brasil!

Hélio Oiticica, de César Oiticica Filho - Hélio Oiticica foi um dos artistas que melhor uniu a reflexão com a criação artística. Suas ideias e proposições, expressas não apenas em textos, mas também em depoimentos e entrevistas, revolucionaram a arte e a cultura, tornando-o um dos mais importantes artistas da segunda metade do século XX. O documentário de César Oiticica Filho, ao utilizar a própria voz do artista como fio narrativo, permite um mergulho único no pensamento, na trajetória e na intimidade de Hélio Oiticica.

Além da apresentação dos curtas, na quinta-feira (amanhã), haverá uma mesa redonda sobre a Tropicália e o Cinema. Esse evento contará com a participação de Jorge Mautner (cantor, compositor, escritor e cineasta) e Leonardo Luiz Ferreira (jornalista, crítico de cinema e cineasta). 
Quem está no Rio, bora lá. Para nós que não poderemos comparecer, vamos espiar e ficar atentos ao que vai acontecer nestes dias especias! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário