sexta-feira, 8 de novembro de 2013

No Batuque da Fé - JMJ

Olá Tropicalistas!

Continuando as postagens sobre o documentário "No Batuque da Fé", hoje a Tropicália Filmes traz para você um pouco da história da Jornada Mundial da Juventude. No post de lançamento do projeto, já trouxemos algumas informações sobre o tema, mas hoje vamos nos aprofundar no assunto. Confira!

O interesse de reunir os jovens do mundo, nasceu com o papa João Paulo II, em 1984. Este ano, foi marcado por alguns eventos, dentre eles, o Jubileu da Redenção. Este encontro se deu em Roma, na praça de São Pedro e realizou-se a nível diocesano (apenas a diocese de Roma estava envolvida). Foi nesta celebração que o papa João Paulo II presenteou os jovens com a Cruz Peregrina (que viaja por todo o país que sedia a JMJ), durante a comemoração do ano Internacional da Juventude.

Várias foram as nações que sediaram o evento: Buenos Aires (a primeira JMJ fora de Roma) e Santiago de Compostela, quando a Jornada começou a ser melhor organizada, sendo dividida em Catequese, Vigília com o Papa e Celebração da Eucaristia com toda a juventude. Filipinas e Paris também fazem parte dessa lista, sendo que a primeira acolheu o maior número de peregrinos registrados até então (4 milhões) e a segunda foi marcada pela primeira Via Crucis (lembrança da Paixão e Morte de Jesus Cristo). Já em 2005, ocorreu a Jornada de dois papas. João Paulo II anunciou, em 2002, Colônia como a próxima sede da JMJ, mas quem a celebra de fato, é o papa Bento XVI, que assumiu o pontificado após a morte de seu antecessor. O evento também foi recebido por Sydney e Madri, quando Bento XVI declarou que a próxima Jornada Mundial seria no Rio de Janeiro. 

De fato, a JMJ deste ano também foi de dois papas, já que Bento XVI anunciou a escolha da cidade maravilhosa, mas foi Francisco quem a celebrou. Bento XVI renunciou o pontificado, reconhecendo não ser mais capaz de estar a frente da Igreja Católica. Francisco foi eleito papa e tem obtido aprovação de seus seguidores, devido a sua personalidade cativante e seu jeito simples. 

Confira neste vídeo, um resumo da Jornada Mundial da Juventude:





Nenhum comentário:

Postar um comentário