quarta-feira, 27 de março de 2013

Gilberto Gil

Na página do Faceebok, a Tropicália Filmes comemorou suas 100 curtidas e inovou. A cada semana será postado um Antes e Depois, onde os personagens são os particpipantes do movimento tropicalista. O primeiro post mostra Gilberto Gil, e um pouco de sua história será contada aqui.

Gilberto Gil durante show
Gil nasceu em 26 de junho de 1942, em Salvador, Bahia. Quando estava no secundário (o atual ensino médio), Gilberto Gil ganha um violão de sua mãe e conheceuo trabalho de uma de suas principais influências músicais, João Gilberto. Nos tempos de faculdade, o artista conhece Caetano Veloso, Bethânia, Gal Costa e Tom Zé. Com 22 anos realiza, junto com seus novos amigos, sua primeira apresentação, no Teatro Vila Velha. Se forma em 1965 e muda para São Paulo com sua esposa, Belina.

 
Gilberto  Gil começou a ter importância na cultura brasileira, principalmente nos anos 60, quando junto com Caetano Veloso, criou o Tropicalismo.  Devido o AI-5, ambos foram presos pelo regime militar, com a alegação de estarem praticando atividades subversivas.  Por esse motivo, os dois amigos se exilam em Londres. Mas Gil não parou. Ainda na Inglaterra gravou um álbum em inglês. 
Com Caetano Veloso em uma praça no centro de Londres

Quando retornou ao Brasil, continuou seus discos e composições, firmando sua opção pela música pop. Nos anos 90, o cantor gravou "Tropicalia2" junto com com Caetano, para celebrar os 25 anos da Tropicália. Em 1998, lançou o álbum "Quanta gente veio ver" e ganhou o "Grammy Award" de melhor música mundial.
 
 
No total, Gilberto Gil lançou 57 álbuns e ganhou 8 Grammys. Com músicas criativas que tem como objetivo mostrar para o mundo a música brasileira, Gil tem se destacado não só no Brasil, mas no mundo todo.

Um comentário:

  1. deve ter relação com cinema...
    http://www.imdb.com/name/nm0317772/?ref_=fn_al_nm_1

    ResponderExcluir