quinta-feira, 23 de maio de 2013

Irmãos Wagner - os responsáveis pelo reconhecimento da animação paranaense dentro e fora do Brasil.


Boa noite Tropicalistas! Hoje, nós vemos com um assunto muito interessante sobre o cinema de animação. Você sabe como começou esta vertente de filmes no Paraná?
Ingrid, Elizabeth, Rosane e Helmuth Wagner com Valêncio Xavier
na cinemateca de Curitiba

Pois bem, os irmãos Ingrid, Rosane, Helmuth e Elizabeth Wagner foram os pioneiros no ramos no nosso estado. Eles criaram filmes de animação que foram referências internacionais, como por exemplo, o filme "Metamorfose" que é do ano de 1977 e o "Foi pena q..." de 1977.
Você já se perguntou como os filmes de animação são feitos? Como é escolhida a voz do autor que fará a dublagem e porque muitos destes filmes têm temas adultos? Para saciar sua curiosidade agregando muito informação, a Tropicália Filmes fez uma entrevista exclusiva com os Irmãos Wagner.
Confira:



Tropicália: Qual o principal motivo para produzir filmes de animação com temas adultos?
Irmãos Wagner: O principal motivo do frupo em produzir filmes de animação direcionados para o público adulto, além da experiência neste ramo, é a possibilidade de abordar temas políticos e sociais, criar personagens de traços fortes e fora dos padrões geralmente usados em personagens para filmes infantis. Como exemplo citamos dois filmes de nossa autoria: "Respeitável Público", um desenho animado complexo, que aborda com representações a situação precária de um país, a ponto que ele seja vendido a um famoso personagem de HQ. Para caracterizar os personagens usamos o traço no formato de pinhões contrapostos, criando assim uma fisionomia bem peculiar. Outro exemplo é o filme "Foi pena q...", uma sátira sobre a descoberta do Brasil.
Cena do filme "Respeitável Público"

Tropicália: A mensagem a ser passada é melhor codificada pelo público adulto quando é produzida em forma de animação?
Irmãos Wagner: Acreditamos que o filmes de animação sempre atraíram toda a faixa de público, mesmo os ditos como infantis, divertem os adultos. No caso específico de animação para adultos, a mensagem pode ser melhor codificada sim, por exemplo: muitas vezes em um filme "ao vivo" com atores reais, pode acontecer uma cena de ação, onde o personagem escapa de armadilhas de forma fantástica e sai "ileso" a toso tipo de explosões e perigos. As vezes estas cenas levam a pessoa a "ver" além do filme, algumas questionam como o truque poderia ter sido feito. Desta forma o espectador não acredita na cena; já nos filmes de animação tudo é permitido, porque o próprio filme é uma invenção. Tudo pode acontecer e então, aquele que passa pelos olhos é verdadeiro e válido, porque é uma animação!

Tropicália: Qual a principal diferença do filme de animação para os demais?
Irmãos Wagner: Primeiramente o que distingue o cinema de animação do cinema convencional do ponto de vista técnico, é o fato de no primeiro as imagens serem registradas fotograma a fotograma e não de forma contínua. Do ponto de vista criativo, especialmente o desenha animado, a diferença começa pelos atores ou elementos de cena. Nos demais filmes os atores são escolhidos com convocados, e no caso da animação, os personagens são criados, desenhados, antes de "ganhar vida".
"No caso específico do desenho animado, não é a arte do desenho que se move, mas, antes a arte dos movimentos que são desenhados" (Norman MacLaren). Existem filmes, onde personagens reais interagem com personagens de animação, por exemplo, o filme de animação "A flor" dos Irmãos Wagner, personagens humanos contracenam com bonecos articulados. No entanto, a maior diferença entre o cinema de animação para os demais é pela liberdade criativa que proporciona do sonho, da fantasia e das mais diversas abstrações em relação a imagem.


                                                                                Cenas do filme "A Flor"

Tropicália: Como é feita a direção de um filme que tem a maior parte produzida em computadores?
Irmãos Wagner: A direção de um filme de animação é tão importante quanto de outra categoria, o diretor acompanha a produção desde os rascunhos até a produção final, ele sugere que tipo de personagens de adéqua ao roteiro, que por muitas vezes é ele o próprio que escreve, escolhe a trilha sonora e atores que irão dublar os personagens. O diretor é a pessoa que permanece o tempo todo na sala de stop motion e direção.

Tropicália: Quais as principais diferenças na hora de escrever um roteiro deste gênero?
Irmãos Wagner: O formato do roteiro de animação é exatamente igual ao dos filmes com atores, os diálogos, cortes de cena e etc. Entretanto, as descrições de ação dever ser vividas, os roteiristas de animação dever ser capazes de compreender as ações e retratá-las exatamente como tal, além de descrever claramente cada ação.

Tropicália: Em relação às dificuldades de produzir uma animação, quais são os principais empecilhos enfrentados pelos diretores?
Irmãos Wagner: A maior dificuldade para produzir filmes de animação era a falta de pessoas com especialização nesta área, os equipamentos como câmeras, ilha de edição, trucagens eram muito caros, além de outros serviços que não se tinha acesso aqui em Curitiba, era preciso ir a São Paulo ou Rio de Janeiro para finalizar um filme de animação de 16mm e 35mm. Porém, hoje temos a facilidade do cinema digital, animação por computação gráfica e muitos recursos acessíveis. E ainda temos as leis de incentivo a cultura, o que torna mais viável a produção de filmes de longa metragem em animação.


Cenas do filme "Metamorfose"


Tropicália: Como são feitas as escolhas dos atores que vão dublar os personagens? A voz do ator faz diferença na escolha?
Irmãos Wagner: Geralmente pessoas que dublam personagens são atores de cinema ou de teatro. Para uma boa escolha é bom assistir as peças de teatros e filmes, ou ainda por indicação de um profissional. A voz do ator faz grande diferença na dublagem de um filme, pois o tem da voz precisa combinar com a característica do personagem, a entonação e dramaticidade nos diálogos são tão importantes quanto o movimento dos desenhos.

Tropicália: O que despertou o interesse dos Irmãos Wagner por animação?
Irmãos Wagner: O interesse por animação do grupo foi de forma espontânea. Já havíamos assistido documentários sobre a produção de desenhos animados e resolvemos experimentar. No inicio foram alguns testes, com vários tipos de materiais, estudos de movimento e iluminação. Podemos dizer ainda que tivemos uma certa influência, ou herança artística de nossos pais, Edith Ilda Wagner, desenhista criativa de uma imaginação sem limites e Helmuth Erich Wagner, considerado um dos melhores fotógrafos de sua geração, premiado em muitos salões de arte fotográfica no Brasil e no exterior.

Tropicália: O que será da animação brasileira nos próximos anos?
Irmãos Wagner: Como citamos anteriormente, com recursos e patrocinadores que atuam através das leis de incentivo a cultura, os animadores brasileiros poderão produzir filmes de qualidade e a tendência é aumentar a produção. Hoje a animação estende-se para vários domínios. Com as técnicas digitais na produção de animação, podemos dizer que qualquer pessoa que tenha um bom computador, terá acesso a programas para fazer filmes de animação. Porém, vale ressaltar que para se ter um bom filme não basta somente a técnica, é preciso uma boa história, personagens ou objetos que sejam carismáticos ou surpreendentes e, claro, que desperte emoção!


Cenas do filme "Foi Pena Q..."

Um comentário:

  1. parabéns - de novo!
    acho q faz tempo q eles não dão uma entrevista, inclusive.
    obs
    vale uma revisaozinha, ainda.

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