sexta-feira, 31 de maio de 2013

E hoje, ainda existe o DADÁ?

Olá Tropicalistas! Após aprender um pouco sobre o movimento dadaísta e conhecer um dos cineastas adeptos ao movimento, que tal descobrir características do DADÁ que se fazem presentes atualmente?
A vanguarda artística que teve inicio em Zuríque, no ano de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, movimentou vários campos e um dos principais foi a Literatura. Tristan Tzara, um dos líderes do movimento disse em seu último manifesto que o segredo da poesia é que "o pensamento se faz na boca". Mas, como esta afirmação é um tanto incompreensível, ele orientou seus seguidores dando uma receita de como fazer um poema dadaísta:

  • Pegue um jornal;
  • Pegue uma tesoura;
  • Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar ao seu poema;
  • Recorte o artigo;
  • Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco;
  • Agite suavemente;
  • Tire em seguida cada pedaço, um após o outro;
  • Copie na ordem em que elas são tiradas do saco;
  • O poema se parecerá com você;
  • E ele fará de você um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido pelo público.

Que tal fazer você mesmo, o seu Poema Dadaísta?

Esta "receita" é utilizada por muitas escolas atualmente como meio didático.
A forma mais natural de encontrar o Dadaismo nos dias atuais é na publicidade. Utilizando, principalmente, os recursos da foto-montagem, campanhas publicitárias fazem uso do DADÁ para divulgar produtos. Seguem alguns exemplos:

Campanha Publicitária Veet

Campanha Publicitária Pirelli

Campanha Publicitária Havainas



No cinema, podemos citar o filme "Brilho Eterno de uma mente sem lembranças", cujo lançamento se deu em 2004. A produção chega a conter algumas características do movimento, mas nada que seja completamente explícito.
O longa dirigido por Michel Gondry conta a história do casal Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet). Após o fracasso do relacionamento, Clementine decide esquecer Joel para sempre e aceita submeter-se a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Quando Joel descobre as ações de Clementine, entra em depressão e decide fazer um tratamento também. Porém, ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória dos quais ela não participava. Segue o trailer:




Curiosidade: A marca Havainas faz diversas campanhas publicitárias utilizando as artes visuais. Se quiser saber um pouco mais clique aqui.




2 comentários: