quinta-feira, 9 de maio de 2013

Rock brasileiro compete com produções norte-americanas


A partir deste ano, maio pode ser considerado o mês de Renato Russo. Primeiramente, devido ao sucesso do filme "Somos tão Jovens", cujo lançamento ocorreu na última sexta-feira (03/05). E também, graças ao longa "Faroeste Caboclo", que é inspirado na canção do Legião Urbana e tem estréia prevista para o final do mês (30/05). Além disso, Giuliano Manfredine, filho de Renato Russo, tem um projeto para documentar "um lado de Renato Russo que poucos conhecem", segundo entrevista fornecida ao jornal A Crítica. Mas agora, o assunto é "Somos tão jovens"!

O longa que é dirigido por Antonio Carlos da Fontoura e narra a juventude do vocalista da banda Legião Urbana teve a  sexta melhor renda do ano, arrecadando R$5,8 milhões e alcançou 470 mil espectadores no final de semana de estréia. 'Somos tão jovens' se tornou o filme brasileiro mais visto de 2013. A história de Renato Russo é um forte concorrente da superprodução americana 'Homem de Ferro 3', a qual, até então, tem a melhor bilheteria. 

Mas como um filme brasileiro pode ser páreo para os filmes americanos? O resultado positivo que o longa está recebendo mostra o carinho do público com relação ao "ídolo" Renato Russo e ao Legião Urbana. O grupo musical foi formado em Brasília no final dos anos 1970 e 1980 (período da Ditadura Militar), após uma discussão do vocalista com sua antiga banda, chamada Aborto Elétrico. Legião Urbana tinha muito à dizer e através de músicas narrativas,  Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Russo contaram histórias. 

Integrantes da banda Legião Urbana (da esquerda para a direita: Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá).


A banda é uma das mais veneradas do público e respeitada pela crítica. Os três jovens entraram em cena e aceleraram o andamento da música do período. 
Faz parte do quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Paralamas do Sucesso. O fim dessa 'Legião Urbana' ficou marcado pelo falecimento do vocalista Renato Russo, em 11 de outubro de 1996. Com apenas 14 anos de atividade, a banda somou mais de 20 milhões de discos vendidos e é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com média de 250 mil cópias por ano. 
Legião Urbana deixou um legado repleto de sucessos, entre eles: "Que país é esse?; Pais e filhos; Eduardo e Mônica, Faroeste Caboclo" e muitos outros. Nada mais justo que o grupo, admirado até hoje pelo público em geral, possa chamar o mês de maio de seu!

Sinopse: O jovem Renato Russo não tem tempo a perder: sonha ser um astro do rock. Mas ainda é cedo. Ele precisa estudar, dar aulas de inglês, tranquilizar os pais, curtir a turma, curar dores de amor e, principalmente, arrumar quem toque na sua banda. Do Aborto Elétrico à Legião Urbana, "Somos tão Jovens apresenta os primeiros acordes do mito Renato Russo e da turma do Rock Brasília, criadores de sucessos como "Que País é Este", " Geração Coca-Cola", Eduardo e Mônica" e muitas outras músicas que marcam e transformam fãs geração após geração, iniciando a trajetória que a tornará a maior banda do Rock Brasil e Renato Russo o porta-voz da juventude urbana do país inteiro.

Segue o trailer:





Um comentário:

  1. bacana, bem atual. poderiam ter acrescentado dados de público da estreia, por exemplo. no site da filmeb deve ter.

    ResponderExcluir