quarta-feira, 6 de março de 2013

Pós Tropicália: o que aconteceu com o cinema brasileiro?

Como dito na semana passada, hoje vamos continuar contando um pouco da história do cinema brasileiro, agora, depois da Tropicália, que como sabemos aconteceu no final dos anos 60.
Temos que ter em mente que o cinema brasileiro ainda estava em processo de reconhecimento e suas produções eram precárias. Porém nos anos 70 isso começa a mudar.
O gênero de filme que mais fazia sucesso era o Pornochanchada, que são filmes com uma grande carga de erotismo, mas não tem o ato sexual em si. Exemplo desse tipo de filme é o Dona flor e seus dois maridos”, e que por sinal, foi o maior sucesso de bilheteria do cinema, com quase onze milhões espectadores, só perdendo essa posição em 2010 para o filme “Tropa de Elite” com onze milhões dois mil e quarenta e um.
Nos anos 80, com a intensa crise econômica que ocorreu no Brasil, a produção que estava em alta volta a cair.
Capa do filme "Dona Flor e seus dois maridos"

Os estilos de filmes que se consolidaram nessa época foram às comédias do Renato Aragão; filmes da Xuxa também começaram a aparecer. Alguns deles entraram pra lista de maior sucesso do cinema brasileiro na década de 80.  Um exemplo é A princesa Xuxa e os Trapalhões”, com quatro milhões e vinte mi espectadores.
Chegamos à década de 90. Fernando Collor é eleito e as reservas financeiras particulares foram extintas junto com a Embrafilme, Concine, Fundação do Cinema Brasileiro e Ministério da Cultura. Somente no ultimo ano do presidente, em 1992, um filme foi exibido nas telas nacionais. A grande arte” de Walter Salles.
Com Itamar Franco, o ministro da cultura Antônio Houaiss criou a Secretaria para o desenvolvimento do audiovisual. Foi nesse período que começou a crescer novamente a produção de filmes. Mas Renato Aragão e Xuxa continuam lançando pelo menos um filme por ano.
Já nos anos 2000 gêneros variados de filmes começam a se consolidar no país. Alguns diretores apostaram na criatividade e ganham prestígio, concorrendo até mesmo a prêmios internacionais.
Os sucessos de bilheteria deste período foram Se eu fosse você”, com seis milhões e cem expectadores, e Dois filhos de Francisco” com cinco milhões e quatrocentos. O filme “Cidadede Deus” teve quatro indicações ao Oscar e foi exibido no Festival de Cannes, mas fora de competição.

Chamada para o filme "Cidade de Deus"
                                      
Bem por hoje é só e ai vai um link para os maiores sucessos de bilheteria brasileira nos anos 2000: http://veja.abril.com.br/cronologia/cinema-nacional/index.html

Um comentário:

  1. Muito inteligente privilegiar o grande movimento tropicalista não só na música como no cinema!Destacar a diversidade que esse movimento permitiu ao nosso contexto cultural é maravilhoso. Parabéns!

    ResponderExcluir